Nossa motivação são os resultados.
Atividades desenvolvidas nas escolas – semana o9 de junho a 15 de junho de 2019.
Nucleo Municipal Rotary.

Fonte: Julia.
No dia 14 de junho iniciamos o assunto compostagem de resíduos. A fim de incentivar a separação dos resíduos e dar uma destinação correta para cada um deles começamos a discutir o destino do resíduo orgânico. Foram apresentadas as composteiras com e sem minhocas. A professora Tais, responsável pela turma acrescentou comentando sobre a importância da reciclagem de embalagens e o funcionamento do sistema de coleta de lixo do município de Curitibanos.
EEB Sólon Rosa.
Foi realizada uma apresentação sobre organismos vivos importantes para as plantas. Iniciou-se com as abelhas e sua importância na polinização das flores. Em seguida foi falado sobre as formigas e a sua importância na mistura do solo e também a construção de túneis facilitando o crescimento das raízes. Posteriormente falou-se sobre os tatuzinhos de jardim, que realizam a decomposição de partículas orgânicas e suas fezes funcionam como esponjas retendo água no solo, falou-se também das joaninhas e o seu papel de c

Fonte: Amanda.
ontrole biológico, principalmente dos pulgões. Os percevejos constituem o exército dos mais temidos e se alimentam de pulgões e algumas formigas que permanecem no lugar, pois a maioria tende a fugir do habitat de percevejos. As libélulas estão no topo da cadeia alimentar dos insetos e também mantém o controle biológico sobre as pragas. E por fim as minhocas, destacando a sua importância na produção do húmus.
Na segunda parte da aula foi comentado com os alunos sobre as mudas que foram feitas com eles, mas acabaram não germinando, sendo necessário fazer na UFSC. Foi mostrado fotos das mudas feitas no dia 24 de maio, onde apresentavam- se com 5 dias e com 20 dias para que os mesmo pudessem acompanhar o crescimento das mesmas.
Na terceira parte da aula foi realizada a construção de um minhocário utilizando-se uma garrafa plástica. Depois de retirado o fundo da garrafa, adicionou-se algumas pequenas pedras e em seguida foi intercalado camadas de areia com camadas de solo. Restando uma pequena parte da garrafa livre, adicionaram-se restos de alimentos (casca de aipim, alface, casca de ovo) e três minhocas (suficientes para o tamanho do minhocário construído) e cobriu-se tudo com folhas secas, finalizando pela coberta com uma tela fina sobre a garrafa, suficiente apenas para impedir a saída das minhocas e manter o “ambiente” um pouco escurecido, porém ventilado. O minhocário montado ficou aos cuidados dos alunos, sendo deixado na sala de aula. Como atividade avaliativa foi solicitado aos alunos que fizessem a anotação das mudanças que irão acontecer com o minhocário durante os próximos dias.
EEB Altir Webber de Mello.
No dia 14 de junho foi realizada a atividade de fixação do conteúdo ministrado na semana anterior, com a montagem do perfil do solo. Foi solicitado aos alunos que representassem no caderno o perfil montado numa garrafa PET, dispondo cada camada referente aos horizontes.
![]() Fonte: Dara. |
![]() Fonte: Dara. |
![]() Fonte: Dara. |